Historial

Historial

1971 | Abertura do Centro de Bem Estar Infantil da Vera Cruz, num edifício na Rua do Gravito, cedido pela Câmara Municipal de Aveiro. Uma vez que este Edifício do Jardim se encontrava em mau estado de conservação, foi organizada uma Comissão de Obras que até 1977 conseguiu realizar as obras necessárias para dar as condições mínimas necessárias ao bom funcionamento do Centro.

1977 | O CSPVC abriu mais um equipamento, situado no Largo da Capela do Seixal em terreno cedido pela Câmara Municipal de Aveiro, para albergar a valência do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL).

1997 | Abertura de novo equipamento - o Edifício Padre Fernandes (atual sede) onde passaram a funcionar as valências de Creche e CATL.

1999 | Abertura da Empresa de Inserção Puro Linho (estrutura vocacionada para a problemática das mulheres em situação de particular fragilidade económica, social e cultural, procurando integrá-las no mercado de trabalho) com enfoque na área do têxtil lar.

2001 | Com o apoio do POEFDS, formalizou o apoio aos imigrantes que entretanto começam a chegaram a Portugal. No âmbito desta iniciativa promoveu o apoio à sua integração, nomeadamente nas questões relacionadas com direitos e deveres, legalização, procura de trabalho, conhecimento da língua portuguesa, entre outras.  

2001 | Em dezembro mediante a celebração de um Acordo Atípico com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro, a Instituição criou o Gabinete Entre Laços (um Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental - CAFAP), vocacionado para prestar apoio às crianças e jovens em risco e pré-risco, contextualizadas em realidades associadas a problemáticas sociais como delinquência, criminalidade, comportamentos disfuncionais, toxicodependência, abandono escolar, gravidez precoce, entre outras.

2002 | Apercebendo-se da grande lacuna ao nível da formação profissional de uma boa parte da população de Aveiro, a Instituição desenvolveu um processo de acreditação junto do INOFOR (atual DGERT), que culminou no seu reconhecimento como entidade formadora acreditada, mediante o Despacho n.º 15868/2002, de 28 de Junho. Esta acreditação tem vindo a ser renovada.

2003 | Em março, na sequência do trabalho realizado com a imigração, nasceu o Centro Local de Apoio ao Imigrante de Aveiro (CLAI de Aveiro), decorrente da celebração de um protocolo com o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME). Atualmente este gabinete denomina-se Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante (CLAII de Aveiro).

2003 | Início da construção de uma Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores, a qual iniciou o seu funcionamento em março de 2005, albergando até 16 utentes em simultâneo.

2008 | Em Janeiro realizou a abertura da UNIVerA – Unidade de Inserção na Vida Ativa, inserida na Rede UNIVA Imigrante (parceria com o ACIDI e o IEFP), a qual foi transformada em Gabinete de Inserção Profissional em 2009 denominado por GIP UNIVERA.

2008 | Em Setembro iniciou o projeto Alternativas, vocacionado para a prevenção do consumo de substâncias ilícitas por crianças e adolescentes em situação de risco.

2009 | Em Agosto deu início ao Projeto Aveiro + Intercool |Edição 1, que visa o desenvolvimento de Projetos Municipais para a Promoção da Interculturalidade, nos domínios da Educação, do Mercado de Trabalho e da Sensibilização da Opinião Pública. Este projeto foi dirigido à população imigrante de Aveiro.

2009 | Em Setembro iniciou o funcionamento da Creche da Vera e do Cruz, construída com o apoio do Programa PARES, para dar resposta à elevada procura deste serviço por parte da população.

2011 |Em Agosto, o CSPVC obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ implementado na prestação de serviços à infância – creche, pré-escolar e centro de atividades de tempos livres (CATL), de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2008.

2011 | Atribuição da “bandeira verde” às entidades que se revelaram amigas e defensoras do ambiente. O CSPVC concorreu pela 1ª vez a este programa no ano letivo de 2011/2012 ganhando a sua 1ª bandeira verde nesse mesmo ano, tendo-se prolongado até à presente data.

2011 | O “Aveiro + InterCool” viu aprovada a candidatura para a segunda edição, que decorreu de janeiro de 2011 a Maio de 2012, continuando a trabalhar as questões da interculturalidade.

2012 | Desde maio de 2012 até dezembro de 2013 decorreu a terceira edição do “Aveiro + InterCool”, através de 6 atividades: Danças do Mundo, Teatro IMI’ART, Promoção do Empreendedorismo Imigrante, GPS – Gabinete Psico-social, Orçamento Participativo e Corfebol.

2012 | Em fevereiro foi constituída a “Liga dos Amigos do CSPVC” por membros que contribuem, com apoio pecuniário e/ou com trabalho voluntário, colaborando e apoiando as ações desenvolvidas e propondo outras consideradas pertinentes.

2012 | A 1 de junho deu-se início ao Clube Veritas que engloba atividades e oficinas destinadas a cidadãos com idade superior a 55 anos, com o intuito de promover um envelhecimento ativo e o convívio intergeracional, dando preferência a pessoas com ligações familiares a utentes do CSPVC e residentes no concelho de Aveiro.

2013 | Em 27 de fevereiro o Projeto do Centro Social Paroquial da Vera Cruz - CSPVC “Clube Veritas | Saudavelmente Feliz” foi um dos projetos vencedores que contaram com o apoio da Missão Sorriso 2012, promovida pelo Continente com a parceria da Direção Geral de Saúde.

2013 | Em junho o CSPVC alargou a certificação do sistema de gestão às valências da Casa Abrigo Vera Vida (CAVV) e ao Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP), de acordo com a ISO9001:2008.

2013 | Em dezembro o CSPVC recebeu o Selo Escola Intercultural, atribuído pela Direção Geral de Educação e pelo Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural, para os anos letivo 2012/2013 e 2013/2014, à valência de Pré-Escolar. Esta iniciativa visa distinguir as Escolas que se destacam pelo reconhecimento e valorização da diversidade como uma oportunidade para a promoção do sucesso educativo. Pelos projetos desenvolvidos e pelas dinâmicas implementadas o CSPVC viu reconhecido o seu trabalho, o que muito nos orgulha.

2014 | Em fevereiro o Projeto do SAD (Serviço de Apoio Direto), na área da luta contra a fome, do CSPVC, foi um dos projetos vencedores que contaram com o apoio da Missão Sorriso 2013, promovida pelo Continente.

2014 | Ainda em fevereiro iniciou o projeto Alternativas II, vocacionado para a prevenção do consumo de substâncias ilícitas por crianças e adolescentes em situação de risco.

2015 | A 21 de janeiro o CAFAP (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) foi distinguido como iniciativa com alto potencial em inovação e empreendedorismo social pelo MIES (Mapa de Inovação e Empreendedorismo social).

2015 | A 6 de fevereiro realizou-se a Cerimónia de Inauguração do Pavilhão “Sorriso em Missão / Clube Veritas”, equipamento para atividades no âmbito do envelhecimento ativo e convívio intergeracional, para a valorização e bem-estar da população sénior.

Notícias

Qui., 02 Fev. 2017

2.º Aniversário do Clube Veritas

O Clube Veritas do Centro Social Paroquial da Vera Cruz...

Qui., 19 Jan. 2017

Ação de Formação Certificada “Linguagem …

Nos dias 11 e 18 de fevereiro, o CSPVC vai...

Seg., 19 Dez. 2016

Aveiro Soup - Mudar a Cidade, Sopa a Sop…

Um coletivo de Aveiro, constituído por cidadãos provenientes das áreas...

Qua., 26 Out. 2016

AMA Fora da Caixa apoia o CSPVC

Vimos por este meio divulgar uma iniciativa da AMA -...

Log in